Geralmente, a mudança de contabilista é um processo que adiamos, passamos para segundo plano ou chegamos até mesmo a cancelar.
No tecido empresarial português, regista-se muito a contratação de serviços externos de contabilidade. Por esta razão, a mudança é temida por muitos empresários, que veem nas tarefas contabilísticas algo muito complexo e acabam por adiar a tomada de decisões que são importantes para o negócio.
Na origem da troca de contabilista, podem estar algumas razões:
- Alguns empresários procuram um acompanhamento mais especializado para a gestão do seu negócio;
- Outros procuram informações mais concretas e detalhadas acerca da situação real da empresa, para as analisarem e assim procederem a decisões mais conscientes.
Trata-se de uma decisão que não pode nem deve ser adiada por nenhum empresário. Não existe altura certa para avançar. O momento certo é aquele em que o contabilista não corresponder mais às expectativas e a todas as obrigações da empresa. É necessário evitar o risco de enfrentar irregularidades do ponto de vista fiscal.
O processo de mudança deste prestador de serviços não traz complicações para a sua empresa. Deve acontecer quando for sentida a necessidade de evoluir, melhorar e acrescentar mais valor à empresa.
O rigor que exige de um contabilista deve ser o mesmo que exige a qualquer outro prestador de serviços. O contabilista deve ser a boa relação com as entidades públicas, mas não apenas isso. Deve ser alguém que conduza a uma gestão eficaz do negócio, para que este possa ter um crescimento sustentado.
No momento da troca, deve entender muito bem aquilo que pretende da pessoa que está a contratar.
Ao escolher este prestador de serviços, a sua decisão não deve também estar baseada no fator preço. A solução não está na procura e seleção de serviços low cost. Ainda que o preço tenha sempre um determinado peso na decisão final, esta deve ser baseada sim na qualidade e diversidade do serviço que vai ser prestado.
No fim, o contabilista é também aquele que lhe permitirá ter mais tempo para se dedicar àquilo que é realmente importante no seu negócio, fazer mais dinheiro, possuir mais e melhor informação para um planeamento mais eficaz, e sobretudo alguém que lhe apresente soluções e não problemas.
Tenha em conta que o seu contabilista é ou será tudo isto para si!
Fale connosco para mais informações acerca deste tema.